A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA EM TORNO DE SUA FORMAÇÃO E ATRIBUIÇÕES
TEACHER TRAINING IN SPECIALIZED EDUCATIONAL CARE: A THEORETICAL DISCUSSION AROUND THEIR TRAINING AND ASSIGNMENTS
CAPÍTULO 2
DOI: 10.29327/568410.1-2
ORGANIZADORES:
Gracy Kelia Lopes Silva
Perla Cristina Cunha Barbosa
Rafaela Soares Diniz Ferreira
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo geral discutir a formação e as atribuições do professor AEE desenvolvido primariamente nas Salas de Recurso Multifuncional (SRM). Quanto aos objetivos específicos: descrever o histórico da educação especial no paradigma inclusivo e a inserção do AEE nesse contexto; conceituar o AEE e as Salas de Recursos Multifuncionais – SRM e enunciar as atribuições e formação do professor por meio das
pesquisas bibliográficas produzidas sobre esta temática. No que diz respeito ao procedimento metodológico adotado, a pesquisa constituiu-se de pesquisa bibliográfica realizada por meio da confluência de dados em literatura especializada, que tem como principais contribuintes, os autores Jannuzzi (2012), Mazzota (2011), Rosseto (2015) e Gaio e Meneghetti (2004). O levantamento das obras ocorreu por meio de bases de dados virtuais, tais como Scielo e Catálogo de teses. Os resultados apontaram que o paradigma da inclusão, principalmente no tocante ao AEE, é de suma importância para os alunos que possuem necessidades educacionais especiais. Assume-se que houve avanços significativos no que se refere à educação especial, porém ainda há muito para avançar e, de fato, incluir verdadeiramente dentro do universo das necessidades educacionais de cada aluno. Para tanto, a formação do docente torna-se imprescindível.
Palavras-chave: AEE, Atribuições, Educação Especial, SRM.