COMO AS FACULDADES TÊM PREPARADO OS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA O MERCADO EM FACE DO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO NO RECÔNCAVO BAIANO
HOW SCHOOLS HAVE PREPARED ACCOUNTING SCIENCES ACADEMICS FOR THE MARKET IN THE FACE OF ADVANCES IN TECHNOLOGIES: A STUDY IN THE RECÔNCAVO BAIANO
CAPÍTULO 7
DOI: 10.29327/568410.1-7
ORGANIZADORES:
Rosilda Morais Feitosa De Carvalho
Yasmim Bispo Chaves
Enoque Barbosa Dos Santos
RESUMO:
Esse trabalho abordou um dos assuntos mais discutidos no âmbito da contabilidade: A contabilidade digital e a contabilidade online. O presente estudo teve como propósito analisar como as faculdades de Ciências Contábeis estão preparando seus acadêmicos para essa nova tendência de mercado, em face aos avanços tecnológicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem descritiva e qualitativa, tendo
como técnica a análise de conteúdo, cuja amostra foi constituída por três faculdades do recôncavo baiano, que oferecem o curso de Ciências Contábeis em modalidade presencial. O estudo trouxe a importância da existência de componentes de atualização curricular dentro da matriz, de forma a incluir conteúdos emergentes, dessa forma, mantendo o processo de ensino aprendizagem atualizados. Este estudo ainda buscou apresentar a importância de conhecimento e aprendizagem de uso de inovações tecnológicas inseridas no ambiente profissional da contabilidade. Os resultados apontam que a contabilidade digital está presente nas propostas educacionais na amostra estudada e que as mesmas estão preocupadas em formar futuros contadores abertos às novas ideias e adaptado às demandas do mercado; encontrou-se ainda que as IES da amostra estão comprometidas e determinadas a buscar inovação e conhecimento, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, assim como sua inserção do processo formativo.
Palavras-chaves: Contabilidade Digital; Contabilidade Online; Tecnologia contábil;
Inovação Contábil; Aprendizagem em contabilidade digital; Aprendizagem em contabilidade online.