GESTÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICO NO MUNICÍPIO DE BENJAMIM CONSTANT-AM
INDIGENOUS SCHOOL MANAGEMENT: AN ANALYSIS OF THE PROCESS OF DEMOCRATIC CONSTRUCTION IN THE MUNICIPALITY OF BENJAMIN CONSTANT- AM
CAPÍTULO 10
DOI: 10.29327/568410.1-10
ORGANIZADORES:
Ana Paula Batista Batalha
Ciderjânio Farling Salvador da Costa
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo analisar e contextualizar a gestão escolar indígena e seus principais pressupostos legais vigentes, elucidando como se dá o processo de gestão educacional em duas escolas indígenas no Município de Benjamin Constant-AM. As informações aqui contidas foram adquiridas através de pesquisas bibliográficas e entrevistas gravadas em áudios, com o público alvo do estudo. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa verificou-se que o modelo de gestão adotado pelas Escolas participantes da pesquisa, é a Gestão Democrática Participativa. A gestora da Escola Professora Sofia Barbosa e o gestor da Escola Indígena Ticuna Ebenezer, exercem uma gestão que busca a participação de toda a comunidade escolar. Procurando ouvir a todos, assim garantindo que os professores, alunos, pais tenham participação direta com a gestão da escola. Os dois gestores buscam meios de promover a participação ativa da
comunidade, seja ela através de reuniões, eventos escolares ou conversas diretas com os pais dos alunos. Identificou-se algumas aplicabilidades da legislação específica da educação escolar indígena na Escola Indígena Ticuna Ebenezer, como por exemplo que a escola alfabetiza os alunos na língua Ticuna e na língua portuguesa e a educação está alinhada com a cultura do povo Ticuna, pois a Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito a educação diferenciada e a utilização de suas língua materna e processos
próprios de aprendizagem.
Palavras-chave: Gestão educacional, Educação escolar indígena, Legislação.