CONDUTIVIDADE: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM FLEXIBILIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONDUCTIVITY: A PROPOSAL FOR A FLEXIBLE APPROACH TO CHEMISTRY TEACHING IN BASIC EDUCATION
CAPÍTULO 4
DOI: 10.29327/5145593.1-4
ORGANIZADORES:
Meirielly Maria Cardoso Santos
João Batista Nunes Neto
Maria Amélia Pereira de Castro
Nayara Frazão Marques
Katiuce Aparecida Oliveira Malaquias
Tatiana Aparecida Rosa da Silva
RESUMO:
O escopo desse trabalho é buscar a assimilação discursiva e experimental do conhecimento científico, tendo como foco o tema, Condutivímetro: Uma abordagem flexibilizada para o ensino de Química na Educação Básica. O alusivo tema pode ser conceituado como um ensino incluso, o qual abrange as necessidades de alunos com deficiências visuais ou não, pois considerando a necessidade educacional dos alunos nos últimos anos, vem sendo inseridas na educação brasileira propostas para o ensino que buscam a flexibilização dos assuntos e temáticas abordadas em ambientes diversos que contribuam para o processo ensino-aprendizagem. Apesar da responsabilidade atribuida dos órgãos públicos, a disponibilização de materiais didáticos que contextualizem e que promovam a aprendizagem dos educandos, ainda existem fatores que dificultam o acesso ao ensino, principalmente para alunos com deficiência visual, tais como as dificuldades em adaptações de atividades, especialmente ao se tratar do ensino de ciências exatas e da terra, como a Química. O ensino da disciplina, possui temáticas que abordam situações, atividades ou mecanismos instrumentais que muitas vezes se apresentam de forma abstrata em componentes curriculares, como ocorre para a química analítica instrumental, que em seus contextos envolvem a eletroanálitica. Com essa abordagem pretende-se apresentar uma proposta de ensino flexibilizada para deficientes visuais e normovisuais que proporcione a este público alvo, entendimento dos conceitos de condutividade e condutivímetro a partir de uma atividade prática texturizada e tátil entre os discentes, seguida de um questionário de avaliação de aprendizagem. Esta por sua vez abordará conceitos como condutividade e capacidade de materiais, os quais conduzem ou transmitem correntes elétricas, e outros procedimentos que envolvem análises químicas.Verifica-se que a inclusão do tema proposto para o ensino, envolve questões com sugestões as quais buscam atender as necessidades educacionais por meio de cor, contraste, formas, alto ou baixo relevo, contextualização, partindo da perspectiva de promover o conhecimento científico na disciplina de Química.
Palavras-Chave: Material didático; Química Analítica; Condutivímetro.