O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, AQUISIÇÃO DA LÍNGUA E CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE
THE CURRICULUM FOR THE TEACHING OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE - LIBRAS, ACQUISITION OF LANGUAGE AND CONSTRUCTION OF SUBJECTIVITY
CAPÍTULO 1
DOI: 10.29327/5289413.1-1
ORGANIZADORES:
Jonas Bento de Godoi
Adriane Della Santa de Nardi
Ana Carolina da Silva
Ana Paula Fernandes Menezes
Anita Michele Alvarenga dos Santos
RESUMO:
Neste artigo, discutiremos sobre o Currículo para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira Língua – L1, e o ensino do português escrito como segunda língua – L2 para estudantes surdos. A importância do ensino integral (uso somente da língua de sinais no ambiente escolar), bem como a relação e engajamento da família na trajetória escolar desses sujeitos é fundamental, para que o ensino da Libras e
escolarização possa ser executado com êxito, também para o sujeito se enquadrar em sua própria identidade.
Palavras-chave: primeira língua, segunda língua, currículo, libras, surdo