ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO DO IDOSO COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)
NURSING ASSISTANCE IN THE CARE OF THE ELDERLY WITH SYSTEMIC ARTERIAL HYPERTENSION (SAH)
CAPÍTULO 33
ORGANIZADORES:
Maria Rafaela Rodrigues Leitâo
Alessandra Coelho Vivekananda Meireles
Angela Gabriela de Araújo Costa Moura
Shauanne Thaynara Teles Bezerra
José Igor Bryan Nunes do Nascimento
RESUMO:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS), popularmente conhecida como pressão alta, é caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas paredes das artérias. Permanecendo como o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, a HAS é uma das maiores doenças crônicas não transmissíveis no mundo, representando um significativo problema de saúde pública devido ao alto risco de morbidade e mortalidade cardiovascular. Essa condição afeta especialmente a população idosa.
O objetivo deste artigo é compreender a importância da assistência de enfermagem ao idoso com hipertensão arterial sistêmica, explorando suas características, abordando os principais desafios no tratamento desses idosos e demonstrando como a enfermagem pode fornecer cuidados eficazes.
O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica, utilizando uma busca de artigos científicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com foco na base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online). Após um processo de refinamento por meio de leituras, 20 artigos foram utilizados para a redação final, abrangendo o período de 2011 a 2022.
Destaca-se que a adesão ao tratamento não medicamentoso é fundamental para o controle da doença, sendo crucial a implementação de estratégias que visem a mudança no estilo de vida, especialmente para os idosos hipertensos. Ressalta-se também a importância de produções educativas, como dinâmicas e palestras promovidas pela atenção em saúde, voltadas para a prevenção, tratamento e controle da hipertensão.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Saúde do Idoso, Assistência de Enfermagem.