Editora Pascal

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM

THE BRAZILIAN SIGN LANGUAGE (LIBRAS) IN NURSING CARE
CAPÍTULO 35

ORGANIZADORES:

Maria da Conceição Póvoas Carvalho
Alessandra Coelho Vivekananda Meireles
Isabel Cristina Pinheiro Salvador
Michelle Nascimento de Araújo Fausto
Shauanne Thaynara Teles Bezerra

RESUMO:

A importância do enfermeiro na capacitação para atender pessoas com necessidades auditivas, especialmente por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é cada vez mais evidente. Este trabalho visa abordar a relevância da LIBRAS no atendimento de enfermagem, utilizando uma abordagem de Revisão Bibliográfica com pesquisa qualitativa e descritiva.

Os dados foram coletados por meio de bases de dados virtuais presentes no Portal de Pesquisa da Biblioteca de Saúde (BVS), incluindo a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE).

A comunicação eficaz entre profissionais de saúde e pacientes com deficiência auditiva é crucial para a qualidade da assistência, e as barreiras de comunicação podem comprometer o diagnóstico e tratamento. Destaca-se a necessidade de os profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, aprenderem a se comunicar por meio da LIBRAS, proporcionando uma comunicação alternativa e a aquisição de novos conceitos. A inclusão da LIBRAS no atendimento contribui para garantir igualdade de direitos aos surdos, assegurando um atendimento adequado e seguro. O enfermeiro, pautado em princípios éticos, deve contribuir e se esforçar para preservar esse direito.

Palavras-chave: LIBRAS, Atendimento, Enfermagem.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?