ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTE
NURSE’S ROLE IN THE PREVENTION OF CERVICAL CANCER
CAPÍTULO 32
ORGANIZADORES:
Daniella Lima de Sales
Angela Gabriela do Araújo Costa Moura
Andrey da Silva Nunes
Brenda de Abreu Muniz
Kennia Sheully Pereira Pacheco
RESUMO:
O câncer do colo do útero é uma doença de evolução lenta, podendo levar até 14 anos para alcançar sua forma mais avançada. Inicia-se com alterações mínimas nas células, conhecidas como displasias, que, se não tratadas, podem evoluir para o câncer. O papilomavírus humano (HPV) está diretamente associado a essa neoplasia. Este artigo tem como objetivo compreender a importância da prevenção do câncer do colo do útero, abordando as características gerais dessa patologia e os desafios enfrentados no contexto do exame Papanicolau. Além disso, destaca a relevância da prevenção do câncer do colo do útero para a saúde da mulher e descreve a atuação do enfermeiro na prevenção precoce.
O estudo é uma revisão bibliográfica, com busca de artigos científicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde, complementada pelas bases de dados SciELO e Ministério da Saúde, abrangendo o período de 2009 a 2022. Após o refinamento da leitura, 19 artigos foram utilizados na redação final.
Destaca-se a importância do exame Papanicolau na prevenção do câncer do colo do útero para a saúde da mulher. O enfermeiro, atuando na educação em saúde, desempenha um papel crucial ao perceber quais estratégias utilizar para incentivar as mulheres a procurarem os serviços de saúde.
Palavras-chave: Câncer do colo do útero, Prevenção, HPV, Papanicolau, Assistência de Enfermagem.