A IMPORTANCIA DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA
THE IMPORTANCE OF NURSES IN CHILD HEALTH CARE
CAPÍTULO 29
ORGANIZADORES:
Edson Gomes Rodrigues
Ângela Gabriela de Araújo Costa Moura
Luana Silva Soares
Wanna Dias dos Santos Brito Cunha
RESUMO:
A saúde da criança no Brasil é prioritária, abrangendo a promoção, recuperação da saúde, bem-estar, crescimento e desenvolvimento. Essas ações são essenciais e devem ser conduzidas pela equipe de saúde, especialmente pelo profissional enfermeiro, durante as consultas de puericultura, envolvendo ativamente os pais como principais cuidadores. O objetivo principal deste estudo é descrever a importância do profissional de enfermagem na assistência à saúde da criança.
O estudo é do tipo descritivo, com revisão bibliográfica, utilizando artigos e publicações em periódicos e descritores específicos para a busca dos artigos.
Os enfermeiros especialistas em saúde da criança são integrantes fundamentais da equipe, atuando independentemente do nível de atuação, tratamento, legislação e outros fatores. A abrangência da enfermagem é notável em qualquer ambiente com crianças que necessitem de tratamentos específicos. Destaca-se a importância da operacionalização do agendamento da primeira consulta de crescimento e desenvolvimento nas unidades básicas, um fator crucial para a continuidade da assistência nos primeiros dias de vida. As visitas domiciliares são momentos importantes para orientar as famílias no cuidado com os recém-nascidos. O calendário de consultas nas unidades básicas de saúde, juntamente com o atendimento médico e de enfermagem, contribui para a promoção da saúde infantil.
Palavras-chave: Saúde, Criança, Assistência, Promoção, Enfermagem.