IMPORTÂNCIA DO ACESSO AO EXAME PAPANICOLAU
IMPORTANCE OF ACESS TO THE PAP SMEAR
CAPÍTULO 12
ORGANIZADORES:
Poliana da Silva Rêgo Furtado
Robertha de Cassia Cavalcante Dias Braga
Sâmia Gisely Pinto jansen Pereira
Sara Raquel Brandão Silva Pamponet de Cerqueira
Tatiana Carenina Farias Maranhão
Eliana de Jesus Cabral Sá Ferraz
Lívia Moreira Lima Abas
Marcela Lobão de Oliveira
Adriana Sousa Rêgo
Janaina Maiana Abreu Barbosa
RESUMO:
O Brasil foi um dos pioneiros países na introdução do exame Papanicolau; no entanto, ainda é muito baixo o percentual de cobertura do exame em mulheres situadas na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, de 25 a 64 anos de idade. Este estudo teve como objetivo verificar as características clínicas de mulheres que realizam o exame Papanicolau em uma Unidade Básica de Saúde em São Luís, Maranhão. Tratou-se de um estudo transversal, realizado com mulheres acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde de São Luís – MA, nos meses de março a maio de 2023.
Utilizou-se um questionário com variáveis socioeconômicas, demográficas, reprodutivas e clínicas. A análise descritiva dos dados foi realizada no programa Stata versão 16.0. Das 106 mulheres entrevistadas, 65,09% (n=69) tinham idade de 25 a 49 anos. Quanto às características reprodutivas e antecedentes ginecológicos, foi observado que 77,42% (n=81) eram consideradas sexualmente ativas e 83,96% (n=89) iam ao ginecologista com frequência. Quanto ao recebimento do exame Papanicolau, 92,55% (n=87) tinham o hábito de receber o resultado.
É importante ressaltar a não adesão ao exame Papanicolau por falta de conhecimento, mas este é fundamental no diagnóstico da doença, principalmente porque o diagnóstico precoce traz segurança para o tratamento adequado.
Palavras-chave: Prevenção, Saúde da mulher, Papanicolau.