DIABETES MELLITUS, TABAGISMO E ALCOOLISMO COMO FATORES DE VULNERABILIDADE PARA TUBERCULOSE PULMONAR
DIABETES MELLITUS, SMOKING AND ALCOHOLISM AS VULNERABILITY FACTORS FOR PULMONARY TUBERCULOSIS
CAPÍTULO 15
D.O.I.: 10.29327/5316885.1-15
ORGANIZADORES:
Edilmax Araújo Marques dos Santos
Samya Cristina Lacerda Xavier
Darphany Alexandre Ramalho
Rafaelle Cavalcante de Lira
Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa
Elisangela Vilar de Assis
RESUMO:
A tuberculose pulmonar é uma doença infectocontagiosa que atinge os pulmões, deixando sequelas no tecido pulmonar, sendo uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil. Fatores de vulnerabilidade podem agravar essa doença. O objetivo desta revisão é estudar o diabetes mellitus, o alcoolismo e o tabagismo como fatores de vulnerabilidade para a prevalência da tuberculose pulmonar. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde e no PUBMED.
Foram selecionados termos livres (vulnerabilidade) e descritores cadastrados no site dos descritores em ciências da saúde (tabagismo, etilismo, tuberculose pulmonar, diabetes mellitus) para a seleção dos artigos que iriam constituir esta revisão narrativa. Observou-se que os fatores de risco alcoolismo, diabetes mellitus e o tabagismo podem contribuir para aumentar as chances de complicações e agravamento da doença. O diabetes mellitus pode promover diminuição das taxas de cura, multirresistência ao tratamento e o aumento das recaídas e reinfecções. O tabagismo pode prejudicar a defesa pulmonar por meio de modificações estruturais e celulares, assim como da resposta imune. No caso do alcoolismo, a preocupação é com a alta toxicidade desencadeada pela interação medicamentosa das medicações para tratamento da tuberculose associado ao consumo abusivo de álcool.
Por conseguinte, estratégias de vários âmbitos vêm sendo criadas na busca por reduzir os ainda elevados números de casos de tuberculose pulmonar no Brasil e no mundo, além de sensibilizar a população em relação à adoção de bons hábitos de vida.
Palavras-Chave: Tuberculose pulmonar, Fatores de risco, Etilismo, Tabagismo, Diabetes mellitus, Suscetível.