ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: AÇÃO INIBITÓRIA SOBRE CEPAS DE Staphylococcus aureus E Escherichia coli
LAVENDER ESSENTIAL OIL: INHIBITORY ACTION ON Staphylococcus aureus AND Escherichia coli STRAINS
CAPÍTULO 18
D.O.I.: 10.29327/5316885.1-18
ORGANIZADORES:
Bruna Carolina Ulsenheimer
Luciane Ribeiro Viana Martins
Luciana Mori Viero
Christiane Colet
Silvana Konageski Dalla Rosa
Juliana Felipeto Cargnelutti
Alessandro Hermann
Luís Antônio Sangioni
Daniela Isabel Brayer Pereira
Sônia de Avila Botton
RESUMO:
As plantas possuem vias metabólicas primárias e secundárias, que originam compostos farmacologicamente ativos, entre eles os óleos essenciais. Esses compostos são misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas e odoríferas com ação antimicrobiana. A lavanda é uma planta da família Lamiaceae, gênero Lavandula, responsável por destaque mundial, devido à produção de óleos essenciais para indústrias de perfumaria, cosmética, alimentos e terapêutica. Este óleo essencial confere propriedades medicinais e terapêuticas com ações antiespasmódicas, antifúngicas, bactericidas, anti-inflamatórias e analgésicas.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana, concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) in vitro do óleo essencial (OE) de lavanda (Lavandula dentata L.) frente a uma bactéria Gram positiva, Staphylococcus aureus, e uma Gram negativa, Escherichia coli, ambos microrganismos de importância na saúde pública. A lavanda foi cultivada e coletada para a extração do OE. A atividade antimicrobiana do OE foi avaliada por meio da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) frente a uma cepa de S. aureus e uma de E. coli.
O OE de lavanda apresentou atividade antibacteriana para ambos os microrganismos, com os mesmos valores de CIM e CBM. Sendo assim, as concentrações inibitórias do OE de lavanda para E. coli e S. aureus foram de 6,7 μL/mL e 13,4 μL/mL, respectivamente. Este estudo preliminar sugere a potencial atividade antimicrobiana do OE de lavanda frente a procariotos, Gram negativo e Gram positivo. Contudo, ensaios futuros ampliando o número de isolados bacterianos e incluindo bactérias multirresistentes precisam ser realizados para confirmar a ação antibacteriana deste OE.
Palavras-chave: Procarioto, lavanda, OE, Gram positiva, Gram negativa.