O USO DE RADIOGRAFIAS ODONTOLÓGICAS NA IDENTIFICAÇÃO HUMANA POST-MORTEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
THE USE OF DENTAL RADIOGRAPHS IN POST-MORTEM HUMAN IDENTIFICATION: A LITERATURE REVIEW
CAPÍTULO 23
D.O.I.: 10.29327/5316885.1-23
ORGANIZADORES:
Elizane Silva Nogueira
George Sampaio Bonates dos Santos
Athos Faria Lima
RESUMO:
A odontologia legal é uma das áreas das ciências forenses responsável pela investigação de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir os seres humanos. A atuação dos cirurgiões-dentistas na perícia odontológica desempenha importante papel social, contribuindo significativamente para a avaliação de questões criminais, civis, sociais e administrativas. Este artigo tem como objetivo geral apresentar a odontologia legal, destacando a importância do prontuário odontológico, e discutir sobre as radiografias odontológicas frequentemente utilizadas na identificação humana post-mortem.
Foram selecionados artigos científicos publicados em português e inglês, disponíveis nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed e no repositório do SciELO. Artigos dos últimos dez anos foram incluídos, utilizando os descritores “Cadáver”, “Odontologia Legal” e “Radiografia Dentária”. O prontuário odontológico é um documento crucial contendo dados relevantes sobre histórico de saúde geral, odontológico, tratamentos realizados, medicações prescritas, entre outras informações da vida do paciente.
As radiografias odontológicas desempenham um papel crucial nos serviços de Medicina Legal e odontologia legal. Elas auxiliam na estimativa da idade com base na cronologia da erupção dos dentes e vértebras, colaborando na identificação da vítima por meio de métodos comparativos, como seios maxilares, frontais, arcos dentários e diagnóstico facial. Isso é particularmente relevante em casos de corpos esqueletizados, carbonizados ou em estado de decomposição.
Ressalta-se a extrema importância do papel do cirurgião dentista nesse processo, principalmente na execução, armazenamento e arquivamento adequado dessas radiografias, bem como no preenchimento correto do prontuário odontológico para permitir comparações adequadas.
Palavras-chave: Identificação humana. Odontologia Legal. Radiografia.