TERAPIAS ESTÉTICAS NO REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO EM PUÉRPERAS
AESTHETIC THERAPIES FOR INTIMATE REJUVENATION IN PUERPERAL WOMEN
CAPÍTULO 25
D.O.I.: 10.29327/5316885.1-25
ORGANIZADORES:
Adrilene de Oliveira Gomes
Bruna Letícia de Sousa Barros
Dafne Sousa Dias
Ingrid Caroline Gomes da Silva
Layza Drielly Ribeiro dos Santos
Sindy Mickall Costa Lima
Aliny Oliveira Rocha
RESUMO:
Depois do parto, a mulher passa pelo período chamado Puerpério, no qual diversas mudanças psicológicas e físicas ocorrem. Devido a essas alterações, é possível que a mulher se sinta insatisfeita com o próprio corpo, especialmente em relação à flacidez na região da vulva. Nessa área, ocorre a perda das fibras de sustentação da pele, formadas pelo tecido queratinizado, estratificado e fibroso, resultando no envelhecimento do tecido.
As mudanças na região íntima podem impactar significativamente o estado psicológico da mulher, devido ao envelhecimento, escurecimento, tamanho e vários outros fatores que podem gerar inseguranças, especialmente na vida sexual. Este estudo aborda a eficácia de alguns tratamentos estéticos para a região íntima, destacando a constante evolução da estética e o surgimento de novos procedimentos.
O artigo foca nos benefícios dos peelings químicos, radiofrequência e microagulhamento, demonstrando a melhora no tônus muscular, na flacidez, no clareamento e na circulação local. Esses tratamentos proporcionam benefícios tanto internos quanto externos, agindo de forma positiva na autoestima e na qualidade de vida da mulher.
Palavras-chave: puerpério, flacidez, autoestima, envelhecimento.