ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL E TECNOLÓGICA DE PROFESSORES
INFORMATIONAL AND TECHNOLOGICAL LITERACY OF TEACHERS
CAPÍTULO 2
RESUMO:
O objetivo deste estudo é explorar a base teórica das habilidades básicas dos professores do ensino primário em alfabetização informacional e tecnológica e a conotação das habilidades básicas dos professores por meio de atividades em grupo de crescimento de professores na Escola Primária Afiliada a Huashi. Este estudo adota um método de pesquisa que presta igual atenção à qualidade e à quantidade. Em termos de qualidade, num espírito orientado para a escola, os colegas são convidados do grupo de crescimento de professores da Escola Primária para discutir, analisar, organizar e pesquisar relevantes. literatura. No processo de revisão da literatura, muitas teorias, experiências e resultados de pesquisas sobre alfabetização informacional, educação em alfabetização tecnológica e formação de professores foram integrados, e os itens de conotação e habilidade de alfabetização tecnológica e informacional foram analisados com uma tabela estruturada de análise de itens de habilidade (Tabela de Especificação), de modo a estabelecer a validade estrutural (Validade de Construto) do desenho do questionário em cada etapa. Especialistas em educação informacional, educação em alfabetização tecnológica e formação de professores foram convidados a revisar o desenho do questionário como base para o questionário Delphi. A fim de estabelecer a profundidade e amplitude do conteúdo do questionário em cada etapa. Este estudo convidou um total de dez estudiosos da educação da informação e da educação tecnológica de faculdades e universidades e professores seniores de outras escolas, além de dez membros do grupo de desenvolvimento de professores do ensino primário para conduzir um estudo de questionário Delphi. Delphi modificado é um método de investigação e pesquisa orientado a especialistas, de desenvolvimento e preditivo.É um método de pesquisa futurista amplamente utilizado em planejamento educacional, design curricular e previsão de tendências. Após três repetidas pesquisas por questionário, os conceitos e opiniões de toda a equipe foram coletados e estatísticas descritivas básicas foram fornecidas como feedback e materiais de referência para o próximo questionário, a fim de estabelecer gradualmente as opiniões de pesquisa e o conteúdo do questionário de especialistas, acadêmicos e primários anexados. professores da escola. consenso. Após três inquéritos por questionário Delphi e análise estatística, foram obtidas as seguintes conclusões: 1. Os conceitos básicos das atividades de desenvolvimento profissional de professores nas escolas: (1) O desenvolvimento profissional de professores deve ser promovido de acordo com as necessidades da escola (2) As atividades de desenvolvimento profissional de professores devem ser realizadas nas escolas, tanto quanto possível (3) As instituições de formação de professores devem posicionar as suas actividades de ensino e investigação, tanto quanto possível, directamente integradas na situação escolar real. 2. Todos os especialistas participantes do estudo receberam, em geral, opiniões consistentes sobre a importância de seis categorias e 65 itens de competência básica em alfabetização informacional e tecnológica. 3. No que diz respeito à importância de vários itens de competências básicas de literacia informacional e tecnológica, um total de 42 itens de competências básicas de literacia tecnológica receberam opiniões de “alta importância” e “consistentes”. Vinte e três itens de competências básicas de alfabetização tecnológica receberam classificações de “importância moderada” e “consistência”. Este estudo confirma que os professores do ensino fundamental devem possuir conhecimentos e habilidades profissionais em alfabetização informacional e tecnológica, o que servirá de referência para as escolas realizarem cursos de formação de professores e cursos de formação de professores no futuro. 4. Em relação ao teste de “consistência”, 48 itens de habilidade no primeiro questionário e no segundo questionário alcançaram resultados de “consistência”, e também houve 18 itens de habilidade cuja taxa de alteração foi inferior a 15%. Na segunda e terceira rodadas do questionário, todos os sessenta e cinco itens de habilidade alcançaram resultados “consistentes”, e a taxa de mudança de trinta e dois itens de habilidade foi inferior ao nível de estabilidade de 15%. 5. Os resultados desta pesquisa mostram que todos os membros do grupo de trabalho Delphi atribuem grande importância a esta oportunidade de participar da pesquisa, preencher o questionário com cuidado e ter coordenação e persistência durante todo o processo de pesquisa. Não há nenhum fenômeno óbvio de resposta desleixada ou aleatória.
Palavras-chave: alfabetização tecnológica, alfabetização informacional, habilidades profissionais de professores, base escolar, Delphi