Editora Pascal

OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

CHALLENGES IN THE SCHOOLING PROCESS OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER
CAPÍTULO 8

DOI: 10.29327/5407553.1-8

AUTORES:

Maria Raimunda Nascimento Da Mata

Marco Aurélio Fernandes

RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição de desenvolvimento neurobiológica caracterizada por déficits na comunicação, interação social e comportamento. Essas dificuldades impactam significativamente a vida dos indivíduos, especialmente no contexto escolar. A escola deve ser um ambiente inclusivo, que respeite todas as diversidades dos alunos, sejam elas sociais, culturais, econômicas, físicas ou psicológicas. A inclusão escolar não se limita apenas a colocar a criança na escola, mas também a adaptar o ambiente educacional às suas necessidades específicas, proporcionando um sistema de ensino que permita seu desenvolvimento integral, apesar das limitações. Este estudo visa compreender os desafios enfrentados no processo de escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto de uma educação inclusiva. Realizou-se uma revisão bibliográfica descritiva, utilizando artigos encontrados em periódicos como PubMed, Google Scholar, Scielo e PsyINFO. Foram selecionados seis estudos que embasaram dois principais eixos: os desafios na inclusão de alunos com autismo e as estratégias adotadas pelos psicólogos escolares para lidar com esses desafios. Os resultados revelaram uma série de fatores que dificultam a entrada, permanência e inclusão de crianças autistas em escolas regulares. Quanto ao papel do psicólogo escolar, observou-se que esse profissional ainda busca consolidar sua atuação dentro das instituições de ensino e que enfrenta estigmas relacionados à tendência de medicalização de suas práticas.

Palavras-chave: Educação especial, Inclusão escolar, Psicologia escolar, Escolaridade, Transtorno do espectro autista.

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