Editora Pascal

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: EXPLORANDO CONCEITOS BÁSICOS COM ESTUDANTES DE FARMÁCIA NO MARANHÃO, BRASIL

FUNDAMENTALS OF CHEMISTRY IN THE EDUCATIONAL CONTEXT: EXPLORING BASIC CONCEPTS WITH PHARMACY STUDENTS IN MARANHÃO, BRAZIL
CAPÍTULO 10

DOI: 10.29327/5407553.1-10

AUTORES:

Delzianny Oliveira Santos

Luciano Freato

Camila Fernandes Batista Gama

Ronald da Silva de Jesus

Veronica Duarte da Silva

Rita de Cassia Mendonça de Miranda

Anna Regina Lanner de Moura

Eduardo Henrique Costa Rodrigues

Darlan Ferreira da Silva

Maria Raimunda Chagas Silva

RESUMO:

O sistema educacional brasileiro encontra-se defasado, por isso, os alunos chegam à Educação Superior com muitas lacunas de conhecimento e dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste estudo é investigar os termos do aprendizado de ideias e conceitos básicos de Química, tais como: classificação de função, dissociação e nomenclatura de substâncias, por parte de estudantes do curso de Farmácia vinculados às disciplinas curriculares Química Orgânica, Química Analítica Qualitativa e Química Analítica Quantitativa. Os dados obtidos na pesquisa são apresentados em porcentagens e correspondentes a Turma (A) Química Orgânica, Turma (B) Química Analítica Qualitativa e Turma (C) Química Analítica Quantitativa. As abordagens qualitativa e quantitativa (método misto de análise) das informações obtidas na pesquisa de campo evidenciam que os conteúdos efetivamente trabalhados com os alunos participantes deste estudo são essenciais para o desenvolvimento das disciplinas específicas subsequentes do curso e conclui-se que, no decorrer dos processos de ensino e de aprendizagem, os discentes foram sendo estimulados a estudar com eficácia a ciência Química, pois esta é base para todo o curso de Farmácia.

Palavras chave: Metodologia, atividade, inovação, Cultura escolar, Educação.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?