FUNDAMENTOS DE QUÍMICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: EXPLORANDO CONCEITOS BÁSICOS COM ESTUDANTES DE FARMÁCIA NO MARANHÃO, BRASIL
FUNDAMENTALS OF CHEMISTRY IN THE EDUCATIONAL CONTEXT: EXPLORING BASIC CONCEPTS WITH PHARMACY STUDENTS IN MARANHÃO, BRAZIL
CAPÍTULO 10
AUTORES:
Delzianny Oliveira Santos
Luciano Freato
Camila Fernandes Batista Gama
Ronald da Silva de Jesus
Veronica Duarte da Silva
Rita de Cassia Mendonça de Miranda
Anna Regina Lanner de Moura
Eduardo Henrique Costa Rodrigues
Darlan Ferreira da Silva
Maria Raimunda Chagas Silva
RESUMO:
O sistema educacional brasileiro encontra-se defasado, por isso, os alunos chegam à Educação Superior com muitas lacunas de conhecimento e dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste estudo é investigar os termos do aprendizado de ideias e conceitos básicos de Química, tais como: classificação de função, dissociação e nomenclatura de substâncias, por parte de estudantes do curso de Farmácia vinculados às disciplinas curriculares Química Orgânica, Química Analítica Qualitativa e Química Analítica Quantitativa. Os dados obtidos na pesquisa são apresentados em porcentagens e correspondentes a Turma (A) Química Orgânica, Turma (B) Química Analítica Qualitativa e Turma (C) Química Analítica Quantitativa. As abordagens qualitativa e quantitativa (método misto de análise) das informações obtidas na pesquisa de campo evidenciam que os conteúdos efetivamente trabalhados com os alunos participantes deste estudo são essenciais para o desenvolvimento das disciplinas específicas subsequentes do curso e conclui-se que, no decorrer dos processos de ensino e de aprendizagem, os discentes foram sendo estimulados a estudar com eficácia a ciência Química, pois esta é base para todo o curso de Farmácia.
Palavras chave: Metodologia, atividade, inovação, Cultura escolar, Educação.