IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DAS GESTANTES E PUÉRPERAS SOBRE A VACINAÇÃO EM UBS DO BAIRRO SÃO CRISTOVÃO EM SÃO LUIS-MA
CAPÍTULO 3
DOI: 10.29327/5418088.1-3
AUTORES:
Adonay Yahweh de Oliveira Sousa,
Danielle Bandeira Campos Rodrigues,
Darleane Batista de Oliveira Angelim,
Hildelene Amélia de Araújo Dantas,
José Daniel Oliveira Angelim da Silva
Gabriel Nava Lima
RESUMO:
A vacinação da gestante e puérperas é um dos objetivos macro do acompanhamento do processo que vai do pré-natal até os primeiros meses de nascido da criança idealizado pelo SUS. O acompanhamento tem como objetivo minimizar possíveis riscos ligados ao período gravídico e pós-parto.
Esse acompanhamento é realizado de forma holística e possui diversas perspectivas, uma delas é necessidade de garantir que a gestante e a criança recém-nascida recebam todas as vacinas que as proteja durante os meses de gestação e os primeiros meses pós-nascimento da criança.
Diante dessa realidade o Projeto de Extensão de propôs mapear possíveis gaps no processo de vacinação das gestantes que faziam acompanhamento pré-natal na UBS do bairro do São Cristóvão e criar estratégias para conscientizar as gestantes sobre a importância e necessidade da vacinação. Essa proposta extensionista se deu porque foi identificado durante visitas a UBS que as gestantes que faziam as consultas de pré-natal não tomavam todas as vacinas preconizadas e ofertadas pelo SUS. Algumas mulheres recebiam corretamente as primeiras doses, porém, posteriormente, seja por esquecimento ou falta de conhecimento, não compareciam à unidade básica de saúde no período correto para receber as vacinas com o intervalo recomendado.
Como resultado espera-se fornecer um maior conhecimento sobre o calendário de vacinação que deve ser seguido pela mulher durante a gravidez e enfatizar os benefícios que a vacinação traz para a gravida e para o recém-nascido.
Com a conscientização e informação fornecidas durante a vigência do projeto de extensão é possível reduzir complicações e doenças evitáveis por meio das vacinas, beneficiando tanto as gestantes quanto os recém-nascidos. Além disso, o projeto de extensão mirou contribuir para a redução de possíveis lacunas – imunização não realizada no período correto – existentes nas carteiras de vacinação, garantindo que as gestantes e puérperas estejam em dia com as vacinas recomendadas.
Por fim, o projeto pode fortalecer a relação comunitária ao envolver profissionais da área da saúde locais e as gestantes, promovendo a conscientização sobre a importância da atenção primária à saúde materno-infantil. Espera-se que as gestantes e puérperas adotem melhores práticas de saúde, incluindo o cumprimento do calendário de vacinação e o acesso a cuidados pré-natais adequados.