Editora Pascal

PERFIL SOCIOECONÔMICO DE CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS EM DIFERENTES FEIRAS LIVRES DE SÃO LUÍS-MA

CAPÍTULO 2

DOI: 10.29327/5430353.1-2

AUTORES:

Lucas Henrique Mendonça Alves

Lorena Bandeira De Assis Ribeiro

Matheus Henrique Da Conceição Almeida

Danilo Collins Vidal

Davi Botelho Cutrim

Thiago Oliveira Santiago

Robson Almeida Da Silva

Eduardo Mendonça Pinheiro

RESUMO:

Os consumidores buscam a cada dia uma alimentação balanceada com isenção de hortaliças em seus pratos, por isso há elevada procura. As hortaliças são encontradas em vários segmentos do comércio (feiras, sacolões e supermercados). Não há muitos estudos a respeito dos tipos de consumidores que visitam as feiras de São Luís-MA. Diante disso o objetivo deste trabalho foi investigar o perfil socioeconômico de consumidores de hortaliças em diferentes bairros do município de São Luís-MA. Foi aplicado um questionário obtendo no total 33 respostas dos entrevistados. Foi demonstrado na pesquisa que a maioria dos frequentadores das feiras são homens entre 45 e 64 anos, com renda predominante de até dois salários mínimos. A frequência de visita às feiras é semanal, destacando o tomate como a hortaliça mais consumida. Há interesse por hortaliças não convencionais e uma demanda crescente por produtos orgânicos, apesar de muitos consumidores não saberem diferenciá-los. O estudo enfatiza o papel das feiras na promoção de hábitos alimentares saudáveis e sugere oportunidades para expandir a oferta de produtos sustentáveis e educar os consumidores sobre suas escolhas alimentares, por fim as feiras têm um papel muito importante para a sociedade de modo geral e continuará, pois, promove um sistema alimentar justo e diverso em todas as categorias de consumidores, diversificando de acordo com as suas necessidades.

Palavras-chave: Feiras-livres, Agricultura familiar, Alimentos Saudáveis.

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