Editora Pascal

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR

CAPÍTULO 1

DOI: 10.29327/5439038.1-1

AUTORES:

Keyla Liana Bezerra Machado

Jonas Felipe Bonato

Paulo Gomes do Nascimento Corrêa

Geverson Oliver de Assis Oliveira

João Ricardo Cavalcanti do Nascimento

Ana Paula Fernandes Batista

Livya Dy Paolla Sousa Paz Silva

Nilma Amaral Andrade

Luiza Ranyele Gonçalves Resende

Bruno de Barros Miguez

Gracenilde Rodrigues de Alcantara Lima

Antônio Fabrício Alves Ferreira

Lorena Rebouças da Silva

Ana Kaelle Costa de Oliveira

RESUMO:

O referido estudo tem como objetivo geral compreender a contribuição pedagógica, no TDAH promovendo o conhecimento e uma pedagogia igualitária e inclusiva. Já os objetivos específicos contemplam elucidar a contextualização do tema destacando a educação inclusiva e seus precursores históricos, além de caracterizar os principais conceitos e definições do transtorno em estudo, estabelecer possíveis práticas pedagógicas na pedagogia igualitária e inclusiva e tratar de medicalização pela falta de respeito ao verdadeiro diagnostico. Diante do exposto, a escolha deste tema deve-se à falta profissionais qualificados para desenvolver um ensino e aprendizagem para alunos hiperativos nas escolas públicas ou privadas, e a necessidade de se trabalhar com esses alunos socialmente atendendo assim tal demanda. O estudo foi desenvolvido sob uma abordagem de pesquisa exploratória com metodologia descritiva e método qualitativo, no qual destaca a utilização da concepção de vários autores para o embasamento do referencial teórico no qual aponta-se Barkley (2018), Corsi (2011), Costa (2012), Cunha (2018), Ferreira e Guimarães (2013), Gallagher (2017), Glat (2018), Leineker e Rodrigues (2013), Mantoan (2017), Mazzota (2018) e outros que são complementados por instituições como o Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de Ministério da Justiça que dão veracidade ao que está sendo discutido no escopo da pesquisa. Deste modo, a fundamentação teórica está embasada através de fontes bibliográficas disponíveis, como livros, jornais, revistas, sites que abordam a temática para melhor fundamentar suas ideias, conceitos e concepções. A realização da pesquisa bibliográfica sobre esta temática teve como resultado a constatação de que a presença do TDAH caracterizado por comportamentos de desatenção, impulsividade, desassossego e principalmente a hiperatividade que ocorre na maioria dos casos em crianças, mas também em adolescentes e podem perdurar até a fase adulta, faz com que professores, pais, família em geral e outros profissionais como psicopedagogo tenham uma função essencial nos cuidados com esses portadores desta condição clínica. Assim, a inclusão das crianças com TDAH no ambiente escolar pode tornar-se uma tarefa facilitada pelo empenho de todos os envolvidos no contexto educacional.

Palavras-chave: TDAH; Inclusão; Ambiente escolar; Desafios. Educação.

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