UTILIZAÇÃO DA ÁREA EXTERNA NO ÂMBITO ESCOLAR ENVOLVENDO O PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADOTE UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA DO COVID-19
USE OF THE OUTDOOR AREA IN THE SCHOOL ENVIRONMENT INVOLVING THE ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECT ADOPT A SCHOOL POSTCOVID-19 PANDEMIC
CAPÍTULO 1
DOI: 10.29327/5340552.1-1
ORGANIZADORES:
Rubiane Buchweitz Fick
Ana Clara Marins Mendes
Luana Pinto Bilhalva Haubman
Liciane Oliveira da Rosa
Érico Kunde Corrêa
Luciara Bilhalva Corrêa
RESUMO:
Os impactos ocasionados pela disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) foram percebidos em diversos âmbitos da Educação Infantil, não sendo diferente para a área de Educação Ambiental (EA) e o Projeto Adote Uma Escola (AUE), onde o fechamento das escolas e a adesão do ensino remoto, impossibilitaram a realização de atividades práticas de EA envolvendo o Projeto, sendo realizadas anteriormente também no pátio das escolas. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em entender a situação atual do uso da área externa das escolas de ensino infantil (EI) participantes do Projeto AUE e avaliar a importância do desenvolvimento de atividades práticas nas mesmas, na perspectiva da gestão escolar, como a direção e coordenação pedagógica. O presente estudo classifica-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e foi desenvolvido por meio da aplicação e análise de um questionário direcionado à gestão das escolas de EI, do município de Pelotas-RS, participantes do Projeto AUE. Em síntese, a utilização do pátio escolar pós-pandemia da COVID-19, apresenta-se como um recurso valioso para promover a conscientização ambiental, estimular a conexão com a natureza e fortalecer o senso de comunidade dentro das escolas, e que aliado ao Projeto AUE, permite que os alunos se tornem agentes de mudança e promotores de práticas conscientes.
Palavras-chave: Educação Infantil, Gestão Escolar, Atividades práticas