A COMPOSIÇÃO IDENTITÁRIA DA POPULAÇÃO SATIRODIENSE – O LUGAR SÁTIRO DIAS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CULTURAL
THE IDENTITY COMPOSITION OF THE SATIRODIENSE POPULATION – THE SÁTIRO DIAS PLACE AS A CULTURAL TRAINING SPACE
CAPÍTULO 2
RESUMO:
Falar de formação identitária da população satirodiense é trazer à tona uma mistura étnica entre brancos e índios e depois a chegada dos negros no espaço em que se analisa. A população satirodiense, desde a sua formação enquanto lugar de reunião entre pessoas trouxe no seu bojo o misto indígena tendo os índios cariris como fonte de representatividade deste povo, e os brancos – os portugueses sob a ótica da família Cruz que outrora vinham fugidos de uma seca onde até então moravam, e aqui encontraram mecanismos essenciais para a sua sobrevivência e posteriormente a continuidade das gerações. O trabalho aqui descrito e em questão traz algumas considerações acerca do lugar, da formação, do nome (homenagem) e da sua gente como mola propulsora para as ponderações descritas no escopo deste estudo. O que se ensina, assim como a seleção do que é ensinado, não se dá de forma neutra nem desvinculada de certas concepções sociais. A aprendizagem cultural transmitida por meio da educação escolar suscita, então, muitas indagações e provocações e, ao mesmo tempo, merece ser concebida como uma fronteira
entre os saberes sociais, históricos, políticos e culturais.
Palavras-chave: Alfabetização. Cultura. Formação. Sátiro Dias.