SURDOS UNIVERSITÁRIOS COM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM TARDIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
UNIVERSITY DEAF WITH DATE LANGUAGE ACQUISITION: AN INTEGRATIVE REVIEW
CAPÍTULO 1
DOI: 10.29327/5190459.1-1
ORGANIZADORES:
Patrícia Rodrigues de Souza
Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares
RESUMO:
Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou investigar a perspectiva de discentes surdos universitários com aquisição de linguagem tardia sobre fatores que influenciam o processo de ensino/aprendizagem no ambiente do Ensino Superior. Para a seleção dos trabalhos acadêmicos foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes Periódicos) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), que resultaram em 03 publicações que foram analisadas neste artigo. Os resultados demostram o importante papel dos núcleos de atendimento à alunos com necessidades educacionais específicas em orientar o processo de ensino/aprendizagem e que aspectos como a estrutura arquitetônica, o papel dos professores e os sistemas avaliativos geram grande impacto para os surdos com aquisição tardia da linguagem, necessitando de aprimoramentos constantes.
Palavras-chave: Surdos; Ensino Superior; Aquisição de linguagem tardia; Processo
de ensino/aprendizagem.