JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PLAYFUL GAMES IN CHILD EDUCATION
CAPÍTULO 1
DOI: 10.29327/560713.1-1
ORGANIZADORES:
Luana de Sousa Lima
Luzia Rodrigues de Macedo
Lunara Serena de Sousa Lima
Daniel de Moura Lopes
Antônia da Silva Pimentel
Maria do Carmo Silva Martins
Aroldo José Martins
Adalgisa Maria de Oliveira
Ana Cleide Galdino Loiola
Ozéias de Araújo Silva
RESUMO:
A Educação Infantil se trata de uma etapa importante da educação básica, em que permite o contato da criança com o mundo da leitura, escrita, de estímulos que possibilitam o seu desenvolvimento motor, físico, cognitivo, social, entre outros aspectos. A utilização de recursos metodológicos para a modalidade de ensino vem a ser indispensável para estimular a interação, aprendizagem e socialização. Os recursos lúdicos, como jogos, brincadeiras, contos, músicas, despertam o interesse da criança frente as informações trabalhadas pelo mediador. O presente estudo tem como finalidade analisar os jogos e brincadeiras na Educação Infantil em suas possibilidades de desenvolvimento para a criança. Se trata de um estudo de cunho bibliográfico, qualitativo, embasado em diferentes autores, tendo como base de dados: google acadêmico; Scileo. LiLACS, entre outras. Mediante a realização pretende-se disponibilizar informações relevantes acerca das contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança.
Palavras-Chave: Criança. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras. Mediação.