Editora Pascal

PRÁTICA DE VERMICOMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MOSTARDAS/RS

VERMICOMPOSTING PRACTICE AS AN INSTRUMENT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS IN THE MUNICIPALITY OF MOSTARDAS/RS
CAPÍTULO 4

DOI: 10.29327/5190459.1-4

ORGANIZADORES:

Maiara Moraes Costa
Eduarda Gomes de Souza
Karine Fonseca de Souza
Liciane Rosa Oliveira
Aline Braga Vargas
Rubiane Buchweitz Fick
Diuliana Leandro
Ottoni Marques Moura de Leon
Érico Kunde Corrêa
Luciara Bilhalva Corrêa

RESUMO:
A maior parte dos resíduos sólidos gerados no Brasil consistem em fração orgânica e podem causar impactos ambientais negativos quando dispostos de maneira inadequada. Uma alternativa para o tratamento desses resíduos é a técnica de vermicompostagem, que compreende a reciclagem da matéria orgânica por minhocas, através da transformação biológica dos resíduos em adubo orgânico, que pode ser aplicado em plantas e quintais. Evidenciando a carência do conhecimento deste processo, a educação ambiental no ambiente escolar atua como disseminador dessa informação. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de atividades de educação ambiental para alunos do ensino fundamental através da apresentação da prática de vermicompostagem como forma de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos. O andamento da atividade deu-se em uma escola de ensino fundamental, na cidade de Mostardas-RS.
O presente estudo classifica-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e foi desenvolvido em três fases, por meio da execução de uma palestra, uma oficina educativa sobre vermicompostagem e a realização de jogo interativo de cartas. A realização das atividades possibilitou a disseminação de conhecimento sobre a forma que ocorre a prática de vermicompostagem, através da desmonstração de como ocorre a prática e da interação dos alunos nos jogos de cartas. Em síntese, verificou-se que os alunos ficaram instigados com a possibilidade de realizar a prática de vermicompostagem nos domicílios para a diminuição do envio de resíduos sólidos para aterros sanitários, atuando como pequenos intermediários do desenvolvimento sustentável na sociedade.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos Orgânicos, Escola, Educação Ambiental.

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