Editora Pascal

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA OUVINTES: UMA ANÁLISE DIALÓGICA A PARTIR DE UMA VIDEOAULA NA PLATAFORMA YOUTUBE

TEACHING AND LEARNING LIBRAS AS A SECOND LANGUAGE FOR LISTENERS: A DIALOGICAL ANALYSIS FROM A VIDEO CLASS ON THE YOUTUBE PLATFORM
CAPÍTULO 7

DOI: 10.29327/5314594.1-7

ORGANIZADORES:

Franciele de Jesus Ferreira Leite
Claudio Alves Benassi

RESUMO:
A presente pesquisa pretende destacar uma possibilidade de construção de conhecimento acerca de Libras enquanto segunda língua para ouvintes falantes da língua portuguesa ao mesmo tempo que aprendizes básicos de uma língua de modalidade visuoespacial. Para isso, selecionamos uma videoaula na plataforma YouTube que estivesse em consonância com uma aula de Libras cujas premissas se distanciassem de
mostra de sinal de um grupo semântico para repetição pelo aprendiz, mas que estivesse voltada para a dinamicidade da língua em contexto de uso real. Dessa maneira, elencamos os construtos bakhtinianos acerca da língua e linguagem de forma a nortear a construção analítica acerca dos enunciados presentes na videoaula. Assim, concluímos que, tal como as línguas orais-auditivas, a língua de sinais será melhor assimilada a partir de sua relação com fenômenos e eventos cotidianos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Libras. Dialogismo.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?