Editora Pascal

ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA LEITURA E ESCRITA

TEACHING AND LEARNING OF DEAF STUDENTS IN PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE: CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN READING AND WRITING
CAPÍTULO 9

DOI: 10.29327/5314594.1-9

ORGANIZADORES:

Sebastiana Almeida Souza

RESUMO:

Esta pesquisa apresenta análise do desenvolvimento de uma atividade que se deu num encontro do grupo de pesquisa, intitulado, o ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para estudantes surdos, que tem como objetivo, compreender como se dá o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 para estudantes surdos, com contribuições teóricas do Círculo de Bakhtin, Vygotsky e da Neurociência, explorando as bases neurocientíficas da aprendizagem, tendo como participantes, estudantes e egressos do curso de Letras Libras, licenciatura da UFMT, professores da UFMT e das redes de ensino municipal e estadual de Mato Grosso. A atividade que desenvolvemos foi a análise do gênero charge “Plano Brasil Sem Miséria”, cujo objetivo é realizar uma leitura polissêmica, com vistas à percepção global dos efeitos de sentido para realização de melhoria na produção escrita, e principalmente a questão da contextualização em diversos aspectos, desenvolvendo assim a visão crítica através da posição e desenvolvimento do conhecimento dos estudantes e, posteriormente, estes elaborarão sua produção textual, considerando o conhecimento abordado e desenvolvido, concretizando assim uma escrita consistente, num fluxo discursivo, sendo autores, (re)organizando-os discursivamente. Evidenciamos que, essa atividade desenvolvida tem como ênfase o processo de construção do conhecimento pelo estudante surdo, com base na compreensão
dos conceitos, sempre tendo em vista um caráter interativo e dialógico no encontro do eu e do outro (das palavras deles -estudantes e das minhas contrapalavras-pesquisadora), fundamentada no arcabouço dos seguintes teóricos: Bakhtin e o Círculo e nas contribuições de Vygotsky sobre aprendizagem na perspectiva sócio-histórica.

Palavras-chave: Aprendizagem; Língua Portuguesa; Gênero Charge; Estudantes surdos

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