A BIOESTIMULAÇÃO PROPORCIONADA PELA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES DENTÁRIOS: REVISÃO DE LITERATURA
THE BIO-STIMULATION PROVIDED BY LOW-INTENSITY LASERTHERAPY IN THE OSSEOINTEGRATION OF DENTAL IMPLANTS: LITERATURE REVIEW
CAPÍTULO 2
DOI: 10.29327/5299936.1-2
ORGANIZADORES:
Ramiro Lopes Lima
Rosyelma Pinheiro Costa
Mateus Henrique Matos Brito
Adrielle Karoline Estácio da Silva Oliveira
Marceli França Braz
Sabryna de Kássia M. Serra da Silva
Hildeniza Bianca Soares Andrade
Luciana de Melo Souza
Yasmin de Aguiar Valadares Santos
Vandilson Pinheiro Rodrigues
Lucas Meneses Lage
RESUMO:
A implantodontia representou uma revolução na odontologia, introduzindo conceitos inovadores de reabilitação oral estética e funcional por meio da osseointegração de implantes dentários. Essa abordagem tornou-se uma excelente alternativa para a reabilitação de pacientes com perda dental parcial ou total. Contudo, o processo de osseointegração demanda tempo para que a reparação tecidual seja concluída. Ao longo dos anos, a busca por prognósticos clínicos e cirúrgicos mais previsíveis e favoráveis levou à exploração de métodos para acelerar a osseointegração, proporcionando um pós-operatório mais confortável aos pacientes.
Neste contexto, o laser de baixa potência emerge como uma alternativa eficaz para acelerar o processo de cicatrização, além de apresentar efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. O propósito deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura para avaliar a biomodulação proporcionada pela aplicação do laser de baixa potência no pós-operatório e suas contribuições na otimização do processo de osseointegração de implantes, reduzindo o tempo de recuperação do paciente.
A busca bibliográfica foi conduzida nas bases de dados SciELO, Lilacs e PubMed, utilizando a combinação de palavras-chave consideradas descritoras no DeCS (Descritores em ciências de Saúde), como laser terapia, osseointegração, cicatrização, osso, terapia com luz de baixa intensidade, implante dentário endósseo. Foram selecionados quatorze artigos, datados entre 2010 e 2022, de acordo com critérios de inclusão e exclusão.
Conclui-se que o uso do laser de baixa potência no pós-operatório apresenta benefícios significativos na otimização do processo de osseointegração de implantes dentários.
Palavras-chave: Osseointegração; Laser de Baixa Potência; Implantes Dentários.