Editora Pascal

A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

THE INCLUSION OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN CHILDHOOD EDUCATION
CAPÍTULO 5

DOI: 10.29327/5190459.1-5

ORGANIZADORES:

Adélia Maria de Sousa Freire
Ivanete Coimbra Cavalcante Sousa
Lucilene da Ascenção Lemos Campos Pereira

RESUMO:
O processo de inclusão gera uma exigência da transformação da escola, pois acarreta na inserção no ensino regular de alunos que fazem parte do grupo de educandos atendidos pela educação especial na perspectiva de educação inclusiva, cabendo às escolas se adaptarem às necessidades deles, desta forma, inclusão acaba por exigir uma ruptura com o modelo tradicional de ensino O presente trabalho tem por objetivo compreender os processos e metodologias de inclusão da criança com autismo na educação infantil. Foi realizado pesquisa através de materiais já publicado na área da educação referente ao tema abordado, os dados foram extraídos de materiais do revistas eletrônicas, além de livros de bibliotecas universitárias sobre o tema abordado do idioma nacional e no período 2000 a 2020. Tendo em vista esse contexto, conclui-se que no âmbito da educação infantil, é perfeitamente viável e possível uma prática educacional inclusiva que
potencialize o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do aluno com o Transtorno do Espectro Autista. Contudo, é indispensável a ação docente na relação com esses alunos. É fundamental que o professor acredite na potencialidade desse aluno, e entenda o ritmo característico da criança com autismo e suas características.

Palavras-chave: Educação Infantil. Processo educacional. Transtorno do Espectro
Autista.

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