A LITERATURA ESTRANGEIRA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: (NÃO) ENSINAR?
FOREIGN LITERATURE IN HIGH SCHOOL EFL CLASSES: (NOT) TEACH?
CAPÍTULO 6
RESUMO:
O ensino de uma língua estrangeira pode ser muitas vezes considerado uma tarefa complexa, necessitando de ferramentas que auxiliem nesse processo. O presente trabalho foi elaborado por meio de uma pesquisa bibliográfica, apoiado por uma pesquisa exploratória que visa analisar o uso da literatura estrangeira nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio, tomando como base as propostas apresentadas nos PCNEM e na BNCC. Procuramos contribuir para o reconhecimento da literatura estrangeira como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, por meio de uma análise dos benefícios decorrentes dessa prática e de entrevistas coletadas com profissionais atuantes na área em questão. Analisamos obras importantes para a cultura norte-americana e inglesa, examinando-as quanto à bagagem cultural e histórico-social apresentadas nos romances: The Scarlet Letter [A Letra Escarlate], To Kill a Mockingbird [O Sol é para Todos], Pride and Prejudice [Orgulho e Preconceito] e Frankenstein [Frankenstein ou o Prometeu moderno]. A fim de aplicar a teoria à prática, propomos sugestões didáticas que possibilitam ao educador inserir a literatura no cotidiano escolar. De acordo com os resultados encontrados, chegou-se à conclusão de que a prática da leitura, mais especificamente quanto ao uso da literatura estrangeira nas aulas de Língua Inglesa, pode
contribuir para despertar no aluno um senso de relevância para a disciplina em questão e ampliar seu conhecimento de mundo.
Palavras-chave: Língua inglesa, Ensino Médio, Literatura norte-americana, Literatura inglesa.