Editora Pascal

A MÚSICA NO ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS NO TEA

CAPÍTULO 10

DOI: 10.29327/5529040.1-10

AUTORES:

Bruna Vitória do Nascimento Muniz

João Francisco de Lima Alvarenga

Marcelino da Silva Gama

Roberta Chermont Lopes

Isabella Klautau de Amorim Ferreira

Wênia Gilmara da Silva

Bruno Gonçalves Pinheiro

Bruno José Martins da Silva

Maria Karoliny da Silva Torres

RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças está constantemente crescendo e é caracterizado pelo prejuízo nos domínios de interação e comunicação, apresentando habilidades sociais deficitárias. Desse modo, sabendo que a música está inclusa ao tratamento do TEA, é importante rever as suas implicações no auxílio à aprendizagem de habilidades sociais deste público. O objetivo desse artigo é escrever a utilização da música como um recurso de aprendizagem de habilidades sociais para crianças com TEA baseado em análises bibliográficas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa que visa discutir subsídios teóricos encontrados nas fontes eletrônicas Google Acadêmico, Scielo e PePsic, possibilitando esclarecer o que vem sendo trabalhado sobre o assunto nos últimos anos. No total foram encontrados 15 estudos, os quais revelaram que a música estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças com TEA, promovendo e orientando novos repertórios de aprendizagem. A revisão de literatura possibilitou verificar que a música promove impactos benéficos na vida da criança com TEA a longo prazo, contribuindo para seu desenvolvimento neurológico, diminuição da impulsividade, estereotipias e rigidez advindas do diagnóstico, bem como para a construção de repertório de habilidades sociais.

Palavras-chave: Autismo; Habilidades Sociais; Música e Musicoterapia.

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