ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS PRINCIPAIS ENFERMIDADES PRESENTES DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL
EPIDEMIOLOGICAL ANALYSIS OF THE MAIN DISEASES PRESENT DURING PREGNANCY, IN THE PRIMARY CARE NETWORK IN THE CITY OF SÃO LUÍS - MA
CAPÍTULO 11
ORGANIZADORES:
Eduardo Rafael Sousa Rios
Miquéias Crystian De Brito Mota
José de Ribamar Da Silva Garrido Neto
Raul Enzo Froes Campelo
Kawana Teles Sousa
Francisco Jose da Conceição Lima
Igor Ribeiro Moraes
Alexsandro Ferreira dos Santos
Fabricio Brito Silva
Cristina Maria Douat Loyola
Eduardo Durans Figueredo
Maria Raimunda Chagas Silva
RESUMO:
A gravidez corresponde a um processo acompanhado por diversas alterações psicológicas e anatômicas em todo o sistema fisiológico da gestante. Tais alterações compreendem aos mais diversos aspectos, variando desde mudanças anatômicas visíveis, até mudanças que tendem a passar despercebidas. Com isso, embora o processo gestacional seja considerado um evento fisiológico comum, vale ressaltar que a gravidez corresponde a uma fase de vulnerabilidade a uma ampla variedade de doenças. Este trabalho objetiva ampliar e analisar o espectro de achados epidemiológicos e conhecer o perfil das gestantes com determinantes de saúde que podem interferir no desenvolvimento saudável da gestação.
Corresponde a um estudo transversal de caráter descritivo-analítico realizado na UBS Genésio Ramos Filho (COHAB II) no município de São Luís-MA, no período de setembro de 2022 a maio de 2023. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de entrevistas e questionários na população de gestantes, puérperas e mães no período de até um ano. Foram encontradas quantidades significativas de intercorrências na gestação, sendo os quadros mais comuns: infecções do trato urinário (ITU) 35%, hipertensão arterial na gestação 25%, e diabetes gestacional 15%. Grande parte das intercorrências foi corretamente identificada e abordada, evitando qualquer tipo de complicação. Ademais, certas características do perfil das gestantes locais foram devidamente traçadas. Com isso, observa-se o efetivo papel da equipe de saúde local, resultado alcançado também pelo entendimento observado na população quanto à importância de um acompanhamento pré-natal correto.
Palavras-chave: Gravidez, Complicações na Gravidez, Gravidez de alto risco, Epidemiologia.