RESIDENCIAL BELLA VITA: ESTUDO PRELIMINAR DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS EM SÃO LUÍS/MA
RESIDENTIAL BELLA VITA: PRELIMINARY STUDY OF A RESIDENTIAL CONDOMINIUM FOR THE ELDERLY IN SÃO LUÍS/MA
![](https://editorapascal.com.br/wp-content/uploads/2024/01/214.-Arquitetura-urbanismo-e-paisagismo-contribuicoes-conceituais-e-projetuais-–-Volume-2-188x300.jpg)
CAPÍTULO 9
ORGANIZADORES:
Danyela de Souza Licar Gomes
Andreia Mesquita Santos Marques
Nairama Pereira Barriga Feitosa
RESUMO:
Usando a teoria de ensino Montessori e ferramentas como jogos, diversão, cores e acessibilidade, estude a importância da arquitetura escolar no processo de ensino. O objetivo é ilustrar como a arquitetura Montessori e os métodos de ensino podem proporcionar uma educação de qualidade. A importância desta pesquisa se justifica porque este é o estímulo que a educação Montessori pode proporcionar às crianças para aprender, tornando a educação uma ferramenta para incentivá-las a aprender de forma prazerosa. Os métodos utilizados neste trabalho são estudos bibliográficos sobre o assunto, bem como estudos de caso que aliam teoria e prática. Os resultados deste trabalho evidenciam a necessidade de as edificações escolares auxiliarem o processo de ensino por meio da utilização de estruturas físicas que ampliem os mecanismos que auxiliam o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Concluiu-se que as principais características das instituições de ensino baseadas no método Montessori e como elas funcionam, além de fornecer recursos que demonstram como a arquitetura pode beneficiar o processo de ensino, proporcionam um ambiente educacional planejado e prazeroso que torna essencial que uma criança cresça.
Palavras-chave: Arquitetura Escolar, Educação Infantil, Ensino montessoriano, Ludicidade.