EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOVENDO O RESPEITO À SOCIODIVERSIDADE COM BASE EM PRINCÍPIOS ÉTICOS
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CAPÍTULO 24
AUTORES:
Ana Luísa Dos Santos Ayres
Ana Clara Lobato Marques
Clara Regina Silva Do Nascimento
Elaine Martins Silva
Francinete Da Silva Santos
Gercina Da Silva Dias
Jefferson Moraes Ferreira
Karla Cristine Pinheiro Sarges
Joanny Yashimim Santos Almeida
Daniel Ruan Alves Reis
RESUMO:
Introdução: A sociodiversidade está relacionada a multiculturalidade, ou seja, consiste no conjunto de culturas que compõem uma sociedade. Em todas as sociedades, fazem-se presentes grupos sociais com tradições, crenças, costumes, ideologias, línguas e outros elementos culturais diferentes. Objetivo: analisar a importância da educação em saúde do enfermeiro em um contexto de sociodiversidade, respeitando a ética do profissional da enfermagem. Materiais e métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados estudos científicos nas bases de dados da Scientific Library On Line (SCIELO). A pergunta norteadora do estudo foi definida como: Qual a importância da educação em saúde do enfermeiro em um contexto de sociodiversidade? Contemplou-se estudos publicados entre o período de 2016 a 2023. Resultados e Discussão: Foram utilizados 6 artigos científicos para a reflexão deste estudo o que identificaram que ainda persistem desafios quanto à prática profissional da enfermagem em um contexto de sociodiversidade. Estes desafios implicam diretamente na materialização de uma postura ética diante das peculiaridades dos públicos-alvo. Conclusão: evidenciou-se a necessidade emergente de fortalecer uma educação em saúde continuada, que possa sobretudo, contribuir com uma formação mais humanizada deste profissional, a partir da estruturação de ações, teorias e práticas que promovam o conhecimento amplo de políticas públicas dos mais diversos grupos e etnias que contemplam a diversidade cultural no Brasil.
Palavras-chave: Sociodiversidade. Educação em Saúde. Enfermagem.