Editora Pascal

GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

CAPÍTULO 10

DOI: 10.29327/5557534.1-10

AUTORES:

Josiane Brito Souza Marques

Arlete Brito Souza

Maria Edna dos Santos Barbosa de Figueredo

Adriana da Cruz Silva França

Valdicéa Santana Leão

Divoneide Dias Souza Gadêlha

Sandra Santos de Araújo

Evanaildes Souza da Silva e Silva

RESUMO:

O referente trabalho objetiva realizar um aprofundamento da temática: Gestão Escolar e o Processo de Tomada de Decisão. Apresentamos uma reflexão quanto o papel do gestor escolar, no que se refere à teoria e prática e a sua competência face aos desafios e mudanças na educação. A realização dessa pesquisa enfatiza o compromisso e o desafio de se implantar uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas públicas, através de órgãos que realmente mediam e efetivam a gestão democrática. Na justificativa contextualizamos o porquê de nossa pesquisa. Buscamos destacar o conceito de gestão democrática e suas concepções teóricas e gestão participativa fazendo uma abordagem da administração no ambiente escolar. Trazemos uma abordagem dos órgãos que determinam formas deferentes de distribuição de poder, o conselho escolar e o conselho de classe, ressaltando a importância desses instrumentos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Trazemos o método que utilizamos a pesquisa bibliográfica. Concluímos que no momento que a escola abrir as portas para a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se na prática da gestão democrática.

Palavras-chave: Democracia. Processo de decisão. Participação. Ambiente escolar.

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