GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

CAPÍTULO 10
AUTORES:
Josiane Brito Souza Marques
Arlete Brito Souza
Maria Edna dos Santos Barbosa de Figueredo
Adriana da Cruz Silva França
Valdicéa Santana Leão
Divoneide Dias Souza Gadêlha
Sandra Santos de Araújo
Evanaildes Souza da Silva e Silva
RESUMO:
O referente trabalho objetiva realizar um aprofundamento da temática: Gestão Escolar e o Processo de Tomada de Decisão. Apresentamos uma reflexão quanto o papel do gestor escolar, no que se refere à teoria e prática e a sua competência face aos desafios e mudanças na educação. A realização dessa pesquisa enfatiza o compromisso e o desafio de se implantar uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas públicas, através de órgãos que realmente mediam e efetivam a gestão democrática. Na justificativa contextualizamos o porquê de nossa pesquisa. Buscamos destacar o conceito de gestão democrática e suas concepções teóricas e gestão participativa fazendo uma abordagem da administração no ambiente escolar. Trazemos uma abordagem dos órgãos que determinam formas deferentes de distribuição de poder, o conselho escolar e o conselho de classe, ressaltando a importância desses instrumentos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Trazemos o método que utilizamos a pesquisa bibliográfica. Concluímos que no momento que a escola abrir as portas para a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se na prática da gestão democrática.
Palavras-chave: Democracia. Processo de decisão. Participação. Ambiente escolar.