O FAZER ARTISTICO DAS CRIANÇAS

CAPÍTULO 11
RESUMO:
A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação do fazer artístico de 25 crianças do Grupo 5 da Educação Infantil, na Escola Municipal Raymundo Lemos Santana, localizada em Salvador, Bahia – Brasil. Teve como objetivo promover reflexões, análises e produções escritas acerca da Arte na Educação Infantil, contribuindo assim para a prática pedagógica de docentes no que se refere ao ensino da Arte. Além disso, buscou compreender o sentido que as crianças atribuem ao fazer artístico e refletir sobre as representações do universo infantil durante o trabalho com Arte, buscando responder às seguintes questões: De que maneira a Arte deve ser apresentada às crianças pequenas? Como essas crianças desenvolvem o fazer artístico? Quais indagações surgem durante e após a realização dessas atividades? Com quais objetivos a Arte está sendo desenvolvida? Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza etnográfica, em que o pesquisador, como principal instrumento, manteve contato direto com o objeto, o ambiente e a situação pesquisada. A pesquisa teve duração de três meses, de 17 de fevereiro a 30 de abril do presente ano.
Palavras-chave: Arte. Cultura. Educação Infantil. Fazer artístico.