Editora Pascal

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR

CAPÍTULO 3

DOI: 10.29327/5557534.1-3

AUTORA:

Tamiles Brandão Santos

RESUMO:

Este artigo aborda sobre alfabetização, letramento e os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador. Através da pesquisa bibliográfica, faz-se uma análise do conceito e trajetória da alfabetização no Brasil, bem como o surgimento do construtivismo, que trouxe mudanças de paradigmas. O estudo apresenta também a consciência fonológica, uma das dimensões da consciência metalinguística discutida por Magda Soares, a qual possui relação com a ação de alfabetizar e trouxe grandes contribuições no processo de leitura e escrita desde a educação infantil. Além disso, explana-se o conceito de letramento, o qual inclui atividades da vida social, revelando que o processo de leitura e escrita precisa ter significado para as pessoas, assim como as propriedades do sistema de escrita onde aponta as habilidades que a criança precisa reconstruir para ser alfabetizada. Conclui-se, a partir desta pesquisa, que o professor alfabetizador é responsável por garantir o ensino da leitura e da escrita, por isso, enfrenta diversas dificuldades, uma vez que a tarefa de alfabetizar é complexa.

Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Professor Alfabetizador.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?