A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: DIVERSIFICAÇÃO DE PRÁTICAS E O POTENCIAL DA TECNOLOGIA

CAPÍTULO 4
RESUMO:
O presente trabalho apresenta e discute os resultados da investigação teórica acerca do desenvolvimento dos métodos e instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto escolar. O objetivo precípuo desse estudo foi estabelecer a relação entre as principais tendências e práticas avaliativas adotadas no processo educativo. A metodologia utilizada foi a qualitativa descritiva, a partir da seleção e análise de dados contidos nas fontes da pesquisa e na bibliografia, o que permitiu chegar a conclusões e apontamentos. Assim, é perceptível que o século XXI nos apresenta uma nova perspectiva acerca da avaliação da aprendizagem, sobretudo no ambiente online. Os resultados foram posteriormente interpretados e analisados, à luz dos teóricos que compõem os referenciais bibliográficos dessa temática, como Gomes, Zabala, Sant’Anna, Perrenoud e Tajra, entre outros autores.
Palavras-chave: Avaliação; Aprendizagem; Tecnologias; Era Digital.