OS PROCESSOS FONOLÓGICOS EM TEXTOS ESCRITOS POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAPÍTULO 6
RESUMO:
A linguagem se apresenta na oralidade e na escrita, por isso, o estudo bibliográfico se propõe a compreender como a fonética e a fonologia influenciam os processos fonológico na aquisição de textos escritos dos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental, uma vez que a busca de hipotetização da escrita, foge, muitas vezes, da forma ortográfica convencional, onde as palavras são grafadas revelando a fonética e as suas constituições lexicais, usadas no seu cotidiano, com marcas do dialeto, quando nesta fase o estudante já devem ser capazes de fazer a hipercorreção observando a forma ortográfica das palavras e suas respectivas pronúncias.Com essa percepção, buscou-se investigar o que os teóricos dizem sobre a presença dos processos fonológicos nos textos produzidos pelos estudantes, a fim de descrever os tipos desses processos e as possíveis causas das ocorrências. Buscou-se o apoio nas contribuições de Dinah Callou no que diz respeito à Fonética e à Fonologia; Cagliari com os estudos da Fala e da Escrita, além de Labov, Eliana Pitombo, dentre outros. A partir dos estudos observou-se que a língua descrita como um sistema de identidades e diferenças, abre um leque de possibilidades de registro da grafia, de acordo com a variação linguísticas que o aluno convive.
Palavras-chaves: fonética, fonologia, ortografização, escrita.