Editora Pascal

COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE DA MULHER

ONCOTIC COLPOCYTOLOGY AND ITS IMPORTANCE IN WOMEN’S HEALTH
CAPÍTULO 10

DOI: 10.29327/5308778.1-10

ORGANIZADORES:

Ariadni Oliveira De Almeida Figueiredo Penha
Ismael Rodrigues
Maria Clara Costa Barroso Maia
Sanderson Victor Brasil Da Silva
Thauanny Alves Costa Lima
Flor de Maria Araújo Mendonça Silva
Maria Raimunda Chagas da Silva
Rita de Cassia Mendonça de Miranda
Fabrício Brito Silva

RESUMO:

A hanseníase é uma doença endêmica negligenciada pelas autoridades, pois exige dos poderes públicos constante e efetiva presença em ações específicas para o combate à doença, evitando, assim, o seu abandono. O Brasil tem a maior prevalência de casos de hanseníase nas Américas e ocupa o segundo lugar em casos no mundo, atrás da Índia e à frente da Indonésia. Esta pesquisa objetiva dimensionar e traçar um perfil epidemiológico de pacientes que abandonaram o tratamento da hanseníase.

Trata-se de um estudo com desenho analítico e transversal realizado no Centro de Referência de Combate à Hanseníase, no Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados incluíram prontuários nas Unidades Básicas de Saúde para obtenção de dados de identificação, endereço do paciente, tipo de diagnóstico recebido e a situação do tratamento em relação à irregularidade deste. Foram coletados dados socioeconômicos, demográficos e clínicos dos pacientes, como idade, sexo, raça/cor, estado civil, escolaridade, ocupação atual, renda familiar, classificação operacional e reação hansênica, por meio de fichas clínicas.

Os resultados denotam taxas elevadas de abandono no cenário nacional, aumentando os riscos e a prevalência da hanseníase. Este cenário destaca a necessidade de ações mais efetivas e constantes por parte das autoridades de saúde para combater e controlar a doença.

Palavras-chave: Epidemiologia, Abandono, Tratamento.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?