COTIDIANO EM SAÚDE: TATEANDO O CAMPO
DAILY LIFE IN HEALTH: GROPING THE FIELD
CAPÍTULO 2
RESUMO:
Os estudos no âmbito do cotidiano em saúde inspiram-se no campo do cotidiano escolar. Esse, por sua vez, ocupa-se da apreensão das realidades escolares a partir da aproximação dos diversos atores sociais que constroem a escola, e dos condicionamentos que a caracterizam. Assim, os estudos do cotidiano escolar possibilitam conhecer outros modos de fazer educação, alternativamente às prescrições hegemônicas dos aparelhos estatais e de seus representantes. Quando me refiro ao campo do cotidiano em saúde, penso no(s) modo(s) pelo(s) qual(is) os estudos do cotidiano escolar podem dialogar ou ajudar a iluminar questões da órbita da atenção em saúde e da formação profissional nessa área. Em face disso, o objetivo geral deste capítulo é delimitar o campo dos estudos do cotidiano em saúde. Como objetivos específicos, anunciamos os seguintes: apresentar alguns conceitos e ideias dos estudos do campo do cotidiano escolar; aplicar conceitos ao campo da saúde, e levantar questões de pesquisa que ilustrem as potencialidades acadêmicas do campo emergente. As seções do presente capítulo seguirão essa lógica de construção.
Palavras-chave: Cotidiano escolar, Cotidiano em saúde, Pesquisa.