PLATAFORMA WEB DE INSERÇÃO DE QUESTÕES E GRUPOS NO LUDO EDUCACIONAL
Web Platform for insertion questions and groups in LUDO Educacional
CAPÍTULO 8
DOI: 10.29327/5391075.1-8
ORGANIZADORES:
Kelve Antonio Oliveira Lima
Edilson Carlos Silva Lima
Yonara Costa Magalhães
RESUMO:
O problema da queda de interesse dos jovens tem tornado o ensino nas instituições educacionais cada vez mais desafiador, com foco maior nas escolas públicas devido às suas formas limitadas de ensino. Os alunos, no início de sua vida acadêmica, encontram-se desestimulados (JAPIASSU et al., 2020). Tendo em vista os problemas da queda de interesse, foi realizado este projeto, que faz uso das metodologias de Estudo de Caso; Pesquisa de Ação, de cunho Qualitativo. Este artigo trata de uma parte do projeto: uma plataforma web para o cadastro de questões e grupos pelos docentes; questões essas que serão acessadas pelos alunos em uma plataforma web de um jogo semelhante ao LUDO™. Ao invés de jogar os dados, os participantes devem responder a uma pergunta, e suas respostas serão responsáveis por mover as peças de quem acertar, avançando no jogo. Essa abordagem gamificada do ensino serve como um alicerce para novas dinâmicas de aprendizado (ARAUJO et al., 2022). Os resultados iniciais indicam um aumento na motivação e entusiasmo dos usuários.
Palavras-chave: Gamificação, React, Frontend.