Editora Pascal

Tromboembolismo Pulmonar

CAPÍTULO 11

DOI: 10.29327/5417839.1-11

AUTORES:

Isabela Campolina Silva

Géssica Milena Soares de Moura

Igor Manrico Costa

Letícia Diniz Santos

RESUMO:

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma condição clínica grave caracterizada pela oclusão da artéria pulmonar ou um de seus ramos por um trombo formado na circulação venosa profunda, normalmente proveniente dos membros inferiores. É a terceira patologia cardiovascular mais frequente, atrás apenas do infarto agudo do miocárdio (IAM) e do acidente vascular encefálico (AVE), e representa uma importante causa de mortalidade em todo o mundo.

O fator de risco mais comum para tromboembolismo pulmonar é a ocorrência prévia de trombose venosa profunda (TVP), mas a associação entre TEP e doença oncológica também é bem estabelecida, com risco aumentado destes pacientes desenvolverem um evento tromboembólico quando comparados à população em geral. Além disso, pacientes submetidos a imobilização prolongada representam um importante fator de risco.

Por ser uma patologia frequente no contexto do atendimento de emergência, e por ter alta taxa de mortalidade quando o tratamento não é adequadamente instituído, é de extrema importância que os profissionais da área da saúde conheçam o perfil epidemiológico, os fatores de risco e a apresentação clínica do TEP para identificá-lo com agilidade e precisão.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?