CLUBE DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SCIENCE CLUB AT SCHOOL: A PROPOSAL FOR A SPACE FOR LEARNING ENVIRONMENTAL EDUCATION
CAPÍTULO 11
RESUMO:
O ensino de ciências atravessa mudanças no Brasil. O processo de ensino-aprendizagem vem se aperfeiçoando ao longo dos anos e o professor precisa vivenciar este momento. Mudar o conceito de escola que para muitos alunos é tida como desinteressante, principalmente quando se tem aulas atreladas somente ao uso de livros, representa um desafio ainda maior. Para que este cenário mude, é torna relevante a aquisição de abordagens práticas eficiente e efetivas, de maneira continuada e que realmente tenham potencial educativo, aprimorando características e habilidades que cada estudante já possui. Um destes veículos alternativos que vem sendo utilizados são os clubes de ciências com alto impacto na alfabetização científica. A proposta desta iniciativa foi a implantar um CC em uma escola do ensino médio em Humaitá-AM, buscando alcançar nos alunos o conceito de Educação ambiental, além de outros temas a partir deste. A EA, quando encarada como assunto, pode ser inserida dentro de todas as matérias do currículo, uma vez que sempre existem temas que relacionem homem e o ambiente. A metodologia se configura como pesquisa qualitativa baseada em estudo de caso, auxiliada por um questionário semiestruturado de perguntas fechadas visando encontrar um desenvolvimento de pensamento crítico dos participantes, uma vez que um clube de ciências não é um espaço formal da escola. Dessa maneira, foi possível constatar que a maioria dos alunos demonstraram grande interesse em participar dos encontros e conseguiram manifestar maiores interesses por assuntos sobre o meio ambiente que antes da formação do clube passavam por temas indiferentes.
Palavras-chave: Clube de Ciências, Educação Ambiental, Alfabetização científica.