Editora Pascal

EDUCAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA, A FAMÍLIA E OS SUJEITOS

EDUCATING IN TIMES OF PANDEMIC: A LOOK AT SCHOOL, FAMILY AND SUBJECTS
CAPÍTULO 8

DOI:  10.29327/568410.1-8

ORGANIZADORES:

Ana Paula Sthel Caiado
Gerson Abarca Silva
Samuel Iauany Martins Silva

RESUMO:
O presente trabalho busca discutir, sob o viés da psicanálise e contribuições da filosofia foucaultiana, algumas repercussões sociais que o contexto pandêmico trouxe para o processo educativo. É sabido que dentre as inúmeras mudanças e dificuldades impostas pela situação de isolamento social decorrente da pandemia de COVID19, o cuidado e rotina de crianças ganhou notório relevo. Não somente por exigir toda uma reconfiguração das dinâmicas e relações cotidianas no âmbito familiar, escolar e comunitário, como também por requerer, na perspectiva da própria criança, mecanismos de subjetivação e ajustamentos emocionais por vezes muito distantes de suas possibilidades elaborativas. Lançar luz sobre esta problemática, significa colocar em debate concepções sobre o papel da escola e da família, sobre desenvolvimento infantil e formas de cuidado, na busca por compreender de que maneiras as mudanças postas em jogo engendraram novas possibilidades de organização da vida em geral e da educação em particular. Para tanto, faremos uso do estudo de caso como ferramenta ilustrativa e reflexiva, no sentido de desvelar diferentes facetas da questão, ampliando o olhar sobre o fenômeno. Com isto, pretendemos abrir um espaço de discussão que ultrapasse aspectos estritamente biomédicos ou pedagógicos, que coloque em perspectiva os afetos, representações e discursos dos próprios sujeitos, sejam eles as crianças, seus pais e/ou seus professores.

Palavras-chave: Educação, Psicanálise, Covid-19, Desenvolvimento Infantil.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?