ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ALEITAMENTO MATERNO E O DESMAME PRECOCE
NURSING ASSISTANCE IN BREASTFEEDING AND EARLY WEANING
CAPÍTULO 22
ORGANIZADORES:
Thalita Silva Pinheiro
Flávia Regina Vieira da Costa Santos
Ingrid Cabral Barreto
Francisco das Chagas da Silva Santos
Louslene Núbia Rosa França
Kassiane Débora Verde Ribeiro
Luana Silva Soares
Gilmara Ferreira Correa
Ana Cleia Viana Monteiro
Tatiane Azevedo Coelho
RESUMO:
A presente pesquisa aborda o tema “Assistência de Enfermagem no Aleitamento Materno e Desmame Precoce”. Este estudo é de grande importância, pois explora diversas formas e abordagens sobre a relevância da assistência de enfermagem na promoção do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Apesar dos esforços governamentais e não governamentais, ainda existem significativas dificuldades no acesso à assistência especializada em aleitamento materno.
Observa-se que a interferência no aleitamento materno está ocorrendo precocemente entre as puérperas, justificadas por expressões comuns como “os seios não produzem mais leite”, “o bebê ainda está com fome”, “o bebê sente sede” e outros problemas relacionados aos seios maternos, como mastite, pega incorreta e questões familiares ou socioeconômicas.
Frente às dificuldades enfrentadas pelas mães, destaca-se a importância de fornecer orientações claras durante o pré-natal. Neste período, os profissionais de enfermagem podem apresentar uma visão abrangente sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo, oferecendo conhecimento técnico-científico sobre a amamentação e esclarecendo dúvidas em diversas situações que as mulheres podem vivenciar com seus bebês.
Diante das dificuldades e dúvidas das gestantes e puérperas, é evidente a necessidade e importância deste estudo para estabelecer estratégias eficazes de promoção da saúde na atenção primária.
Palavras-chave: Assistência de enfermagem no Aleitamento Materno, Benefícios do aleitamento materno, Aleitamento Materno Exclusivo, Orientações do AME Pré-natal, Puerpério e amamentação, Interferências no Aleitamento Materno.