CUIDADOS DE ENFERMAGEM Á GESTANTE COM DIABETES GESTACIONAL
NURSING CARE FOR PREGNANT WOMEN WITH GESTATIONAL DIABETES
CAPÍTULO 30
ORGANIZADORES:
José Igor Bryan nunes do Nascimento
Marcia Fernanda Brandão da Cunha
Wllington Jorge dos Santos
Michelle Nascimento de Araújo Fausto
Maria Rafaela Rodrigues Leitão
RESUMO:
O Diabetes Mellitus gestacional é considerado um problema de saúde pública, afetando cerca de um quarto das gestantes globalmente e apresentando riscos significativos, como elevados índices de mortalidade perinatal e malformações fetais. Diante dessa condição, a gestante com diabetes gestacional necessita de cuidados específicos devido ao seu status de alto risco. Nesse contexto, o enfermeiro desempenha um papel fundamental no cuidado e acompanhamento dessa gestante, sendo responsável por conduzir um pré-natal de qualidade.
O enfermeiro é crucial para garantir à gestante um acompanhamento que proporcione tranquilidade, diagnóstico precoce e tratamento adequado às necessidades individuais de cada paciente. O suporte oferecido pelo enfermeiro começa desde a descoberta da gravidez até o momento do parto. O objetivo primário deste estudo é destacar as atribuições do enfermeiro diante do Diabetes Mellitus Gestacional.
Este estudo possui uma abordagem descritiva, utilizando a metodologia de revisão de literatura, com buscas realizadas em acervos como Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, entre outros. A coleta de dados aponta para a importância do cuidado à gestante com diabetes mellitus gestacional, destacando o pré-natal como o fator de acompanhamento mais significativo durante o processo gravídico.
Palavras-chave: Gestação, Diabetes Gestacional, Enfermagem, Atenção Básica.