ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA DURANTE A GESTAÇÃO
NURSING CARE IN THE PREVENTION OF DEEP VENOUS THROMBOSIS DURING PREGNANCY
CAPÍTULO 34
ORGANIZADORES:
Michelle Nascimento de Araújo Fausto
Ângela Gabriela de Araújo Costa Moura
José Igor Bryan Nunes do Nascimento
Maria da Conceição Póvoas Carvalho
Shauanne Thaynara Teles Bezerra
RESUMO:
A trombose venosa profunda (TVP) durante a gravidez é um fator determinante no aumento da morbidade e mortalidade materno-fetal. Pode ocorrer na presença de trombofilias, compressão da veia cava inferior, estase venosa ou mudanças hormonais. O objetivo desta pesquisa foi compreender a importância da atuação do enfermeiro na prevenção da trombose venosa profunda durante a gestação. O estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, utilizando fontes nacionais online, com a coleta de artigos no período de 2015 a 2022.
Os dados foram coletados em fontes de pesquisa de trabalhos acadêmicos, focando nas publicações em periódicos científicos, como o Google Scholar (Google Acadêmico) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO). A pesquisa destaca a gravidade dessa patologia e sua incidência significativa, ressaltando a importância da assistência de enfermagem voltada para uma abordagem integral.
O enfermeiro, por ter contato direto com as pacientes durante o pré-natal, desempenha um papel fundamental no manejo da trombose venosa profunda, atuando em todas as etapas da patologia e implementando ações importantes para a redução de danos possíveis às gestantes. A ação do enfermeiro visa melhorar a qualidade de vida, reduzir os fatores de risco e prevenir complicações, contribuindo para a elevação da qualidade de vida da gestante.
Palavras-chave: Trombose Venosa, Trombose, Gestantes, Anticoagulante, Trombofilia.