VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NA ADOLESCÊNCIA DURANTE O PARTO
OBSTETRIC VIOLENCE IN ADOLESCENCE DURING CHILDBIRTH
CAPÍTULO 36
ORGANIZADORES:
Isabel Cristina Pinheiro Salvador
Alessandra Coelho Vivekananda Meireles
Maria da Conceição Póvoas Carvalho
Priscilla Pinheiro Salvador
RESUMO:
A violência obstétrica refere-se a qualquer tipo de violência que ocorre durante o período da gestação, parto e pós-parto, incluindo assistência ao aborto, e pode envolver práticas desprovidas de evidências científicas, falta de humanização e desrespeito à mulher e sua família. O objetivo deste trabalho é abordar a violência obstétrica, especialmente durante a gestação e o parto.
A pesquisa foi realizada nas bases de dados virtuais presentes no Portal de Pesquisa da Biblioteca de Saúde (BVS), incluindo Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). A busca ocorreu online nos meses de março a maio de 2023, resultando em uma amostra final de artigos para esta revisão bibliográfica.
Os dados revelam que adolescentes reconhecem práticas discriminatórias e tratamento grosseiro em maternidades públicas, reagindo com estratégias de resistência ou acomodação. A violência obstétrica é um fenômeno multifatorial e recorrente nas maternidades, e muitas mulheres podem não perceber que foram vítimas desse tipo de violência devido à falta de conhecimento sobre o assunto.
Palavras-chave: Parto, Violência obstétrica, Humanização.