Editora Pascal

HANSENÍASE: INDICADOR DE QUALIDADE SÓCIO-AMBIENTAL NO ESTADO DE TRATAMENTO

HANSENIASIS: SOCIO-ENVIRONMENTAL QUALITY INDICATOR IN THE TREATMENT STATE
CAPÍTULO 4

D.O.I.: 10.29327/561366.1-4

ORGANIZADORES:

Eunice Silva de Paula Pinto
Isabela Teixeira dos Santos
Juliana Oliveira Borges
Luiza Helena Everton Coelho
Rômulo Diego Marinho Siqueira
Josenia Costa Ribeiro
Marcia Rodrigues Veras Batista
Angela Falcai
Julliana Ribeiro Santos Alves
Cristina Maria Douat Loyola
Flor de Maria Araújo Mendonça Silva
Maria Raimunda Chagas Silva

RESUMO:

A hanseníase, uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium lepra, apresenta características distintivas, como lesões granulomatosas na pele, mucosas e nervos periféricos. O tratamento irregular, marcado pelo não comparecimento às consultas médicas, é um desafio crítico, prolongando a transmissão da doença, retardando a cura e contribuindo para a resistência do bacilo aos medicamentos.

Este estudo investigativo tem como objetivo analisar a relação entre a hanseníase e o tratamento irregular, destacando os estados reacionais do tratamento. A coleta de dados abrangeu informações demográficas (sexo, faixa etária), formas clínicas e a incidência de hanseníase em uma unidade básica de São Luís do Maranhão.

A pesquisa visa conscientizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces, bem como instigar os órgãos públicos a investirem em campanhas de educação em saúde e prevenção. Espera-se que essa abordagem contribua significativamente para a melhoria do cenário da hanseníase como um problema de saúde pública.

Palavras-chave: Hanseníase, Tratamento Irregular, Epidemiologia, Abandono.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?